sexta-feira, 18 de março de 2016


No dia 3 de março de 2016, os alunos surdos de 1º Ciclo, conjuntamente com os seus colegas ouvintes do 3º e 4º ano da Escola da Praceta, deslocaram-se ao Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre para assistirem à história da Fada Oriana contada através de um bailado; bailado desempenhado pela Companhia Nacional de Bailado.

Os alunos surdos foram seguindo e interpretando a história através do desenrolar do bailado, ou explicando melhor, os alunos foram retirando informação através de toda a comunicação corporal dos bailarinos, bem como de todos os cenários envolventes. É importante referenciar que os alunos surdos não conheciam a história.

Posteriormente, já na sala de aula, os alunos redigiram uma composição coletiva e fizeram ilustrações relativas à história dançada que lhes tinha sido apresentada.

Eis aqui a interpretação que os alunos fizeram do bailado a que assistiram:






“O Bailado da Fada Oriana”

A fada Oriana dançava feliz na floresta. É verão e as árvores estão verdes.


Na floresta havia uma velhinha cega e a fada Oriana ajudava – a muito. A fada Oriana cuidava dela para ela não cair, fazia-lhe chá e acendia-lhe o lume. A velhinha dizia: - Há! As fadas ajudam-me muito. 


Uma noite a fada Oriana estava a dormir e a rainha das fadas apareceu nos sonhos de Oriana e disse: - Tu és responsável pela floresta, pelos animais e pelas pessoas que lá vivem. E a fada Oriana cuidava bem da floresta e da velhinha cega.


De manhã, apareceram os passarinhos que disseram à fada Oriana: - Oriana, vem connosco, anda brincar, anda ver o mundo. A fada Oriana dizia: - Não posso, eu preciso de cuidar da floresta.


Depois apareceu o rio que disse: - Olha para as minhas águas, vê como tu és tão bonita. O rio deu uma flor à fada Oriana e ela colocou-a nos cabelos. A fada Oriana agora levava muito tempo a olhar para as águas do rio para ver a sua cara que era muito bonita. A água do rio era o espelho da fada Oriana.


A fada Oriana esquecia-se de cuidar da floresta e da velhinha cega. A floresta ficou escura, não havia Sol, era noite. Apareceram ladrões que roubaram as folhas das árvores.  


Apareceu a borboleta azul que tirou as asas da fada Oriana e ela caiu.


Um dia a velhinha cega estava quase a cair num buraco escuro; mas a fada Oriana apareceu e salvou a velhinha.


Então apareceu o Sol e ficou outra vez verão e a borboleta voltou a por as asas nas costas da fada Oriana.


A fada Oriana ajudou para sempre a floresta, os animais e a velhinha e todos ficaram felizes.





Algumas notas sobre a autora do conto infantil: “A Fada Oriana”


Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu em novembro de 1914, na cidade do Porto e morreu em julho de 2004, em Lisboa. Os restos mortais de Sophia de Mello Breyner Andresen encontram-se no Panteão Nacional desde julho de 2014.
A escritora formou-se em Filosofia Clássica e foi uma grande escritora e poetisa. Em 1964 recebeu o Grande Prémio da Poesia atribuído pela Sociedade Portuguesa de Escritores com o seu livro: “Livro sexto”. Foi também a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, o qual se constitui como o mais importante galardão literário da língua portuguesa. A escritora recebeu este prémio em 1999.

Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu também contos para crianças. São eles:

- “A Menina do Mar”
- “A Fada Oriana”
-“Noite de Natal”
- “O Cavaleiro da Dinamarca”
- “O Rapaz de Bronze”
-“ A Floresta”
- “O Tesouro”

- “ A Árvore”


Gostámos muito de ir ver o bailado. Vejam como ficámos felizes.


http://www.remax.pt/portalegre

Sem comentários: