terça-feira, 5 de janeiro de 2016


Segundo Bettelheim, para que uma história seja interessante para a criança, ela tem que despertar a sua curiosidade e estimular a sua imaginação.
As crianças querem-se imaginativas e criativas, para que possam treinar a sua mente para aprender e conseguir antever consequências de atos que podem acontecer.

A turma de Ensino Bilingue para Alunos Surdos do 1º Ciclo, foi uma vez mais assistir ao conto de uma história na Biblioteca Municipal de Portalegre: a história do Balãozinho Vermelho.

Foi uma história diferente, porque foi uma história contada somente por imagens. Foi uma história em que os alunos tiveram que a contar/inventar a partir das suas imagens. Foi muito interessante e educativo.

Vamos ver como tudo se passou...



Os alunos assistem à construção da história por imagens. E é visível o seu interesse ao longo da construção de toda a história – a imaginação estava, de facto, a trabalhar.




O professor contador da história apresenta o livro aos alunos. Um livro sem palavras escritas.




O professor contador da história pede aos alunos que contem/inventem a história que viram desenhar – contar de memória, sem a presença das imagens - enquanto vai escrevendo no quadro o que os alunos vão dizendo. 

Foi muito grande o entusiasmo que aos alunos apresentaram e quase se “atropelavam” entre si, porque todos queriam contar a história.

Depois de concluído o desenho da história, foi tempo de a contar/inventar. Inventar a história que as imagens contavam.

Assim… surgiu esta linda história...


O Balãozinho Vermelho

O menino está a soprar um balão de pastilha elástica. O balão cresceu e ficou muito grande… Foi embora … e transformou-se num balão de verdade.
O balão voou pelo céu.

Pelo caminho encontrou uma macieira. O balão caiu em cima da macieira e partiu um ramo.
O balão transformou-se numa maçã. Veio um vento forte e a maçã caiu no chão.
A maçã partiu-se ao meio e apareceram quatro asas vermelhas que voaram pelo céu.
Era uma linda borboleta.
A borboleta ficou cansada e cheia de fome e então pousou suavemente numa flor. Mas a borboleta ficou presa na flor e as asas transformaram-se em quatro lindas pétalas de flor.
Um menino que passava pelo jardim viu a flor e colheu-a e a flor murchou.
Veio o vento e a chuva e a flor transformou-se num chapéu-de-chuva para proteger o menino da chuva.

                 Fim





GESTOS A APRENDER:
 BALÃO VERMELHO, MAÇÃ, BORBOLETA, 
FLOR, CHAPÉU-DE-CHUVA


http://www.remax.pt/portalegre

Sem comentários: