terça-feira, 20 de dezembro de 2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ATIVIDADES DE NATAL

    Na aula de Matemática fizemos atividades de Natal. Com a ajuda da professora de matemática e com as intérpretes Mariana e a Maria João construímos origamis com a forma de estrelas e árvores de Natal.
    De uma forma simples, origami é a arte de dobrar o papel, pois "ori" vem do verbo "oru" que significa dobrar e "gami" vem da palavra "kami" que significa papel e quando ditas juntas a letra "k" é substituída pelo "g".
    Origami é uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-o com entusiasmo e transformou numa arte.
    No Japão, nos dias de hoje, o Origami é bastante divulgado entre crianças, jovens e idosos, seguindo as tradições de séculos passados. Mas, está muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois atualmente há adeptos em quase todo o mundo, e há inclusive origami tradicionais do ocidente.

Alice e Márcia – 5ºH

 Professora: Ana Redondo
Intérpretes: Maria João Gomes e Mariana Bento
video




PROJETO DE HISTÓRIAS


O seguinte trabalho foi o resultado da leitura e exploração do livro "Sou Asas", realizado pelos alunos da turma EBAS  de pré-escolar e 1ºciclo, no âmbito do projeto de histórias.

O livro conta a história de Joana que vai pela primeira vez para a escola de Surdos e descobre que no Mundo dos Surdos, todos têm um nome gestual - e ela também terá!  Os nossos alunos apresentam assim os seus nomes gestuais...




video 

Professores: Célia Curião, João Paulo Ramos, Vanessa Pires
Formadores de LGP: Patricia Pereira, Sandra Santos
Alunos: Nuno Rainho, Ana Guterres, Irene Cardoso, Elói Indalécio, Rodrigo Flores, Miguel Lopes 

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CONCURSO DE LEITURA

Na disciplina de Estudo Acompanhado os alunos Márcia Pedroso, Maria Alice Rabaça, João Cordeiro e Diana Rus participaram num concurso de leitura.


Se quiserem descobrir como foi o concurso e quem ganhou na leitura é só lerem alguns dos textos que os alunos fizeram.

TEXTO DE MARCIA PEDROSO


A professora Carla pôs os livros em cima da mesa.
Eu escolhi um livro ‘’Camila apaixona-se’’, porque eu gostei de capa. 
Eu levei o livro para ler em casa e a mãe ajudou-me a ler as palavras todas.
Na escola eu escrevi as palavras que não conheço numa ficha. Eu perguntei a professora Sónia com se fazem em L.G.P as palavras e o que querem dizer.
Depois eu fiz frases com palavras com a professora Carla e a interprete Maria João ajudou também. Eu treinei a leitura do livro na escola e em casa. No dia 18 todos lemos os livros.
Todos escolhemos o nome de quem leu melhor. Escrevemos num papel o nome da pessoa que leu melhor. A professora Carla abriu as folhas e leu os nomes e disse que quem ganhou foi a Diana. Nós demos os parabéns à Diana.
Depois a Diana escolheu um prémio: um verniz cor de rosa. 

TEXTO DE ALICE RABAÇA
 
A professora Carla emprestou os livros e pôs em cima da mesa.
Levamos os livros para estudar. Primeiro lemos a história e depois vimos as palavras que não conhecíamos e fomos procurar ao dicionário o significado das palavras. Fizemos frases com palavras novas e treinamos. Na escola treinei com a professora Carla muitas vezes e ela ensinou-me a fazer a expressão.
Escolhi o livro “Vamos Acampar” da Barbie. Em casa treinei sozinha.
No dia 18 de Novembro cada um leu a sua história para todos.
A professora Carla deu folhas a todos para escrevermos o nome de quem leu melhor.
A professora Carla e a Intérprete Maria João também escolheram.
A professora abriu as folhas, leu os nomes e disse quem ganhou foi a Diana.
A Diana escolheu um prémio: um verniz.


A VENCEDORA DO CONCURSO


Diana Rus - 6ºI


AGRADECIMENTOS



A Educação Bilingue agradece a todos os que contribuíram com empréstimo de livros para enriquecer provisoriamente a Biblioteca dos alunos das turmas de Surdos.
Agradece-se muito especialmente à professora Lurdes Páscoa porque, além de emprestar, ainda ofereceu alguns livros para a nossa Biblioteca.

Carla Louro