quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

LÍNGUA PORTUGUESA


Luís Vaz de Camões nasceu em Lisboa em 1524 ou 1525 e morreu a 10 de Junho 1580 em Lisboa.
Luís de Camões é filho de Simão Vaz de Camões e de Ana Sá Maçaedo. Ele namorou com D. Catarina de Ataíde, um namoro muito atribulado.
Estudou em Coimbra e quem o ajudou nos estudos foi o seu tio, que era frade.
Luís de Camões pertencia à nobreza e, por isso, frequentava as festas e saraus da corte no palácio real.
Em 1572, foi publicada a maior obra de Luís de Camões, “ Os Lusíadas”, que ele escreveu em Macau, numa gruta em frente ao mar.







Mais tarde, o seu barco naufragou junto à foz do rio Mekong, na Índia, mas luís de Camões foi ate à costa a nado só com um dos seus braços, visto no outro levar consigo a sua obra; foi assim que salvou “Lusíadas”.
A obra “ Os Lusíadas” de Luís de Camões é uma obra poética considerada a epopeia portuguesa por excelência.
Uma epopeia é um poema heróico narrativo extenso, com uma colecção de feitos, de fatos históricos, de um ou de vários indivíduos, reais, lendários ou mitológicos.
Os acontecimentos relatados relacionam-se com conceitos morais e atos exemplares que funcionam como modelos de comportamento.


Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572. A ação
Central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português. Esta era uma viagem complicada e pouca probalidade de êxito.
Camões glorificou o esforço formidável de um povo audacioso e persistente que foi capaz de vencer os difíceis obstáculos.
Luís de Camões dedicou essa obra a D. Sebastião, o rei da altura.








Os últimos anos de vida de Camões foram vividos na miséria, vivendo de esmolas que se dizia terem sido angariados pelo fiel criado, Jau António.
Luís Vaz de Camões está enterrado nos Mosteiros dos Jerónimos, em Lisboa.
Hoje em dia, no dia da sua morte comemora-se o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas”. O dia 10 de Junho é feriado nacional.






Trabalho elaborado por:
Ana Afonso Nº1 9ºD 
Professora Teresa Castro

Sem comentários: